Insigna
360° Language Assessment

Inglês

Erick Jansons De Castilho

Janeiro 2024
Conheça o
Insigna 360° Language Assessment
Página 02

Descubra seus resultados no

Insigna 360° Language Assessment

Página 03

Expanda seus conhecimentos

Recursos para lifelong learning

Página 05

Conheça o

Insigna 360° Language Assessment

O que é o Insigna 360º Language Assessment?

O Insigna 360º Language Assessment é uma ferramenta que visa a determinar o grau de desempenho comunicativo do profissional em contextos sociais e, especialmente, profissionais. A avaliação não tem o objetivo de mensurar conteúdo ou conhecimento de modo direto. Dessa forma, o processo de avaliação está organizado para verificar como o profissional se comunica em contextos sociais, sendo capaz de responder a demandas de comunicação do dia a dia; profissionais, sendo capaz de interagir em situações de comunicação orais e escritas de trabalho e negócios; culturais sendo capaz de perceber diferenças culturais para interagir de maneira adequada.

Quais habilidades são avaliadas no Insigna 360º Language Assessment?

O profissional é avaliado nas habilidades de compreensão escrita (ler), produção escrita (escrever), compreensão oral (ouvir) e produção oral (falar). O componente uso da língua, que engloba gramática e vocabulário, também é avaliado.
As habilidades são avaliadas por meio de testes de múltiplas escolhas, tarefas escritas e orais.

Quais são os parâmetros de desempenho utilizados?

O Insigna 360° Language Assessment usa como referência os parâmetros do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), que descrevem o nível de desempenho linguístico do profissional em cada uma das habilidades e fornecem uma base internacional de comparação de proficiência linguística em um idioma estrangeiro.
Estima-se que, para evoluir um nível no Insigna Framework, seja necessária uma carga horária média de 50 horas de instrução formal e 20 horas de estudo orientado e/ou exposição ao idioma.

Como se dá o posicionamento no Insigna Framework?

A partir dos resultados, a pontuação é calculada com base em uma média ponderada das pontuações nas habilidades avaliadas, sendo que as habilidades escrever e falar, quando avaliadas, têm um peso maior em função de serem habilidades que exigem produção pessoal de linguagem.
Como a avaliação Insigna pressupõe equilíbrio de desempenho nas quatro habilidades, quando tal equilíbrio não for identificado, o desempenho na habilidade de produção oral prevalecerá e determinará o posicionamento do profissional no CEFR. A frase "Ao se considerar as quatro habilidades avaliadas, todas importantes para a comunicação, o desempenho na produção oral está dois ou mais níveis abaixo da média do desempenho apresentado nas demais habilidades. Por essa razão, o desempenho na produção oral prevaleceu para fins de posicionamento no CEFR." constará no relatório.

Insigna framework | CEFR

Comunicação profissional

 
Limitada
Independente
Sólida
Competente
MZ
A1.1
A1.2
A2.1
A2.2
B1.1
B1.2
B2.1
B2.2
B2+.1
B2+.2
C1.1
C1.2
C1.3
C2
  • 50 horas de instrução formal +
  • 20 horas de exposição

Descubra seus resultados no

Insigna 360° Language Assessment | Inglês

Avaliação realizada a distância, em local não supervisionado
Janeiro 2024 | Validade do resultado: 6 meses
Posicionamento no CEFR:
B2+.2
Pontuação:
74 / 100
MZ
A1.1
A1.2
A2.1
A2.2
B1.1
B1.2
B2.1
B2.2
B2+.1
B2+.2
C1.1
C1.2
C1.3
C2
  • 50 horas de instrução formal +
  • 20 horas de exposição
Em contextos corporativos, o profissional classificado nos níveis da banda B2+ é capaz de: - lidar com a grande maioria das solicitações rotineiras de bens e serviços; - acompanhar discussões e participar de videoconferências em pequenos grupos sobre assuntos da sua área de atuação, pedir esclarecimentos ou aprofundamentos quando as informações não forem expressas de forma clara, na tentativa de evitar possíveis mal-entendidos; - fazer uma apresentação previamente preparada sobre um tópico familiar como, por exemplo, um produto, e responder a perguntas previsíveis; - fornecer contribuições em reuniões nas quais são tratados assuntos práticos como, por exemplo, a resolução de um problema, e expressar a sua opinião, apresentando argumentos de forma relativamente limitada.
Em contextos gerais, o profissional classificado nos níveis da banda B2+ consegue interagir com um grau de espontaneidade que torna possível a interação com falantes nativos sem que haja esforço de um lado ou do outro. Nos níveis desta banda, o foco permanece no desenvolvimento da competência de argumentação, do discurso social eficaz e da consciência em relação à linguagem.
Esse grau de competência discursiva se manifesta na gestão de conversas (estratégias de cooperação), como, por exemplo em situações em que é preciso fornecer feedback e acompanhar afirmações e inferências de outros falantes, auxiliando no desenvolvimento da discussão e vinculando sua própria contribuição à de outros falantes. Esse novo grau de competência da fala também é aparente em relação à coerência e coesão, sendo o profissional capaz de empregar dispositivos coesivos para interligar frases em um discurso claro e conectado e marcar claramente as relações entre as ideias; desenvolver sistematicamente um argumento, dando ênfase, de maneira adequada, a pontos importantes e detalhes de apoio relevantes.
Por fim, é nos níveis dessa banda que o profissional passa a desenvolver habilidades de negociação e elementos da linguagem persuasiva e argumentativa.

Descubra seus resultados no

Insigna 360° Language Assessment | Inglês

Habilidades Escritas

escrever
ler
MZ
A1.1
A1.2
A2.1
A2.2
B1.1
B1.2
B2.1
B2.2
B2+.1
B2+.2
C1.1
C1.2
C1.3
C2
  • 50 horas de instrução formal +
  • 20 horas de exposição
81

Compreensão escrita (Ler)

Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade ler corresponde ao C1.2. Você compreende documentos técnicos ou profissionais contendo linguagem especializada.

76

Produção escrita (Escrever)

Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade escrever corresponde ao C1.1. Você escreve um texto em estilo apropriado para o leitor, usando termos especializados do seu campo de atuação.

Habilidades Orais

falar
ouvir
MZ
A1.1
A1.2
A2.1
A2.2
B1.1
B1.2
B2.1
B2.2
B2+.1
B2+.2
C1.1
C1.2
C1.3
C2
  • 50 horas de instrução formal +
  • 20 horas de exposição
75

Compreensão oral (Ouvir)

Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade ouvir corresponde ao C1.1. Você compreende textos orais contendo linguagem coloquial ou informal. Você extrai a essência do que é dito e distingue entre opiniões apresentadas em reuniões e discussões envolvendo vários participantes.

68

Produção oral (Falar)

Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade falar corresponde ao B2+.1. Você se expressa de forma simples e clara em situações pessoais e profissionais conhecidas. Você faz uma exposição clara sobre um tema familiar e responde a perguntas previsíveis ou factuais.

Expanda seus conhecimentos

Recursos para lifelong learning

Os recursos abaixo foram selecionados por nossa curadoria pedagógica especialmente para você e devem ser explorados ao máximo para complementar seus estudos. A recomendação é que você se exponha a esses conteúdos extras por, pelo menos, uma hora por semana.

It's not that I'm so smart, it's just that I stay with problems longer.
Albert Einstein

Leitura é fundamental

Tenha acesso a milhares de notícias em inglês usando este excelente app de notícias.

A propósito, como está sua gramática?

Refine suas habilidades de gramática e pontuação ao realizar este curso no Coursera.

Muitos recursos para uma boa escrita

Explore o canal do youtube do laboratório de escrita da famosa Purdue University.

Quem não precisa aprimorar a fala?

A Wharton Business School oferece este curso gratuito sobre como influenciar e persuadir pessoas.