O Insigna 360º Language Assessment é uma ferramenta que visa a determinar o grau de desempenho comunicativo do profissional em contextos sociais e, especialmente, profissionais. A avaliação não tem o objetivo de mensurar conteúdo ou conhecimento de modo direto. Dessa forma, o processo de avaliação está organizado para verificar como o profissional se comunica em contextos sociais, sendo capaz de responder a demandas de comunicação do dia a dia; profissionais, sendo capaz de interagir em situações de comunicação orais e escritas de trabalho e negócios; culturais sendo capaz de perceber diferenças culturais para interagir de maneira adequada.
O profissional é avaliado nas habilidades de compreensão escrita (ler), produção escrita (escrever), compreensão oral (ouvir) e produção oral (falar). O componente uso da língua, que engloba gramática e vocabulário, também é avaliado.
As habilidades são avaliadas por meio de testes de múltiplas escolhas, tarefas escritas e orais.
O Insigna 360° Language Assessment usa como referência os parâmetros do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), que descrevem o nível de desempenho linguístico do profissional em cada uma das habilidades e fornecem uma base internacional de comparação de proficiência linguística em um idioma estrangeiro.
Estima-se que, para evoluir um nível no Insigna Framework, seja necessária uma carga horária média de 50 horas de instrução formal e 20 horas de estudo orientado e/ou exposição ao idioma.
A partir dos resultados, a pontuação é calculada com base em uma média ponderada das pontuações nas habilidades avaliadas, sendo que as habilidades escrever e falar, quando avaliadas, têm um peso maior em função de serem habilidades que exigem produção pessoal de linguagem.
Como a avaliação Insigna pressupõe equilíbrio de desempenho nas quatro habilidades, quando tal equilíbrio não for identificado, o desempenho na habilidade de produção oral prevalecerá e determinará o posicionamento do profissional no CEFR. A frase "Ao se considerar as quatro habilidades avaliadas, todas importantes para a comunicação, o desempenho na produção oral está dois ou mais níveis abaixo da média do desempenho apresentado nas demais habilidades. Por essa razão, o desempenho na produção oral prevaleceu para fins de posicionamento no CEFR." constará no relatório.
Avaliação realizada a distância, em local não supervisionado
Janeiro 2024 | Validade do resultado: 6 meses
Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade ler corresponde ao C1.2. Você compreende documentos técnicos ou profissionais contendo linguagem especializada.
Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade escrever corresponde ao C1.1. Você escreve um texto em estilo apropriado para o leitor, usando termos especializados do seu campo de atuação.
Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade ouvir corresponde ao C1.1. Você compreende textos orais contendo linguagem coloquial ou informal. Você extrai a essência do que é dito e distingue entre opiniões apresentadas em reuniões e discussões envolvendo vários participantes.
Com base nos seus resultados, o seu desempenho na habilidade falar corresponde ao B2+.1. Você se expressa de forma simples e clara em situações pessoais e profissionais conhecidas. Você faz uma exposição clara sobre um tema familiar e responde a perguntas previsíveis ou factuais.
Não avaliada
Os recursos abaixo foram selecionados por nossa curadoria pedagógica especialmente para você e devem ser explorados ao máximo para complementar seus estudos. A recomendação é que você se exponha a esses conteúdos extras por, pelo menos, uma hora por semana.
It's not that I'm so smart, it's just that I stay with problems longer.
Albert Einstein
Rua Antônio Ferreira, 227 – Nova Campinas
CEP 13092-483 – Campinas/SP – Brasil